top of page

A SPMS aceitou o desafio de integrar o projeto “CIDADE DA SAÚDE”. Promovida pela Universidade Nova (Nova Medical School), a CIDADE DA SAÚDE é uma iniciativa que pretende dinamizar vários pólos de incubação e investigação clínica, através de uma rede de parceiros e mentores estratégicos.

O objetivo do projeto é potenciar o crescimento sustentável de empresas startups, através da aproximação dos diversos parceiros, e prestando todo o apoio necessário no desenvolvimento e expansão destas empresas. A SPMS congratula-se com esta participação.

Projeto “Cidade da Saúde”
Conferência “ICT 2015 – Innovate, Connect, Transform”

No âmbito da conferência “ICT 2015 – Innovate, Connect, Transform”, promovida pela Comissão Europeia e coorganizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a SPMS participou com os projetos europeus Expand e e-SENS, nos dias 20 a 22 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL).

O e-SENS - Electronic Simples European Network Services - foi apresentado através de uma demonstração live da fase piloto do projeto. Através de uma abordagem detalhada, foi possível  explicar ao público o building block do eID (Electronic Identification).

Lefteris Leontaridis

A SPMS recebeu Lefteris Leontaridis, no dia 21 de Outubro, na sala IR – INNOVATION & RESEARCH, para uma entrevista sobre o e-SENS (Electronic Simples European Network Services). Enquanto manager do projeto, Lefteris Leontaridis explicou que o e-SENS envolve administrações públicas de 20 países.

O projeto incorpora a ideia do desenvolvimento de mercado europeu digital, através do desenvolvimento de soluções inovadoras de TIC, nomeadamente infraestruturas digitais, para assegurar a melhoria da qualidade e interação eletrónica dos serviços públicos em toda a EU.

Atualidade
Notícias SPMS

O Expand - Expanding Health Data Interoperability Services - foi apresentado numa sessão vídeo. Financiado pela comunidade europeia, o projeto consiste na formação de uma rede temática com o objetivo de migrar um conjunto de soluções-piloto já desenvolvidas, para uma implantação em larga escala de serviços de saúde transfronteiriços. O público teve, assim, oportunidade de conhecer, em pormenor, o projeto que ficará concluído no final do ano.

SPMS realiza leilão eletrónico de dispositivos médicos e poupa cerca de 2,5 milhões

Durante a manhã de 29 de outubro, a SPMS realizou um leilão eletrónico que permitiu poupanças superiores a 2 milhões de euros. Através de mecanismos inovadores de contratação, tais como o leilão, é possível agregar e centralizar compras, tendo como denominador comum poupanças significativas para o Ministério da Saúde e para o cidadão.

O leilão iniciou com o preço base de 8 milhões de euros, prevendo-se inicialmente poupanças na ordem dos 15%, contudo a SPMS encerrou o leilão ultrapassando todas as expetativas, alcançando poupanças de cerca de 30%, mais concretamente 2,3 milhões de euros. Este instrumento especial de contratação garante a redução do grau de litígio com as entidades envolvidas, uma vez que permite a igualdade de oportunidades a todas as empresas, no que respeita aos processos de licitação.

 

bottom of page