top of page

No âmbito dos contributos para a dinamização e consolidação do conhecimento, promovido pela SPMS, em articulação com universidades e outras entidades ligadas à investigação, desenvolvimento e inovação, realizou-se a primeira Student Sessions, no passado dia 28 de outubro, pelas 14:30h.

A sessão contou com a participação de sete alunos/investigadores, que estão a desenvolver os seus projetos em colaboração com a SPMS.

Para esta nova abordagem de monitorização do processo de orientação académico, irá decorrer semanalmente, às quartas-feiras, uma sessão entre as 12:00h-13:00h, na sala IR – INNOVATION & RESEARCH.

Estas sessões contemplam uma apresentação e discussão de dois estudos/projetos em desenvolvimento, com análise de metodologia e reflexão sobre um artigo selecionado pelos alunos.

No dia 04 de novembro, foi a vez de Jorge Gomes e Mariana Geraldes apresentaram os seus projetos de doutoramento. Paula Lopes apresentou uma metodologia e coube a Ana Rute Costa analisar um artigo.

STUDENT SESSIONS
TECHNICAL INNOVATION SESSION SPMS (TIS2)

A convite da SPMS, José Carlos Ferrão dinamizou mais uma sessão técnica na sala IR – INNOVATION & RESEARCH, no dia 30 de outubro.

Sob a temática “Leveraging structured EHR data to support hospital management“, o convidado partilhou com os presentes a sua experiência e conhecimentos sobre a otimização da codificação clínica.  

 

Atualmente a desenvolver a sua tese de doutoramento na área da Engenharia e Gestão, em parceria com a Siemens, José Carlos Ferrão referiu que o seu projeto de investigação tem como objetivo nuclear o apoio à codificação, propondo uma metodologia abrangente para construir modelos de previsão, com base em dados EHR totalmente estruturados.

 

Consulte a apresentação da sessão TIS2 aqui.

Atualidade
Notícias SPMS
3.ª EXPERT INTERVIEW SESSION

“A Inovação só existe se a invenção chegar ao mundo real e ao mercado”, realçou António Câmara, na 3.ª Expert Interview Session, que decorreu a 03

de novembro na sala IR – INNOVATION & RESEARCH.

António Câmara, fundador da YDreams e professor na Universidade Nova de Lisboa falou, de uma forma descontraída, sobre inovação e partilhou as suas experiências, expondo os principais erros e desafios da inovação a nível nacional e internacional, nomeadamente na área da saúde.

 

Com um discurso informal, abordou a inovação em diferentes perspetivas, usando a metáfora do cinema para explicar o crescimento de projetos nacionais e internacionais, sublinhando que “as ideias triviais são o motor para as maiores inovações”.

eSkills for Jobs 2015

A SPMS submeteu, na passada semana, uma candidatura ao concurso europeu “eSkills for Jobs 2015”, na categoria “Cidadania Digital”. Promovida pela Comissão Europeia, e dinamizada a nível nacional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, esta iniciativa pretende identificar e reconhecer projetos que se tenham desenvolvido através do uso das TIC ou no domínio das mesmas.

A SPMS candidatou-se com o projeto do Plataforma de Dados da Saúde - Portal do Utente, com o desenvolvimento de um vídeo que destaca as potencialidades do projeto e a criação do valor para a cidadania digital.

Encontra-se, neste momento, a decorrer o período de votação dos vídeos a concurso.

Apelamos a todos os colaboradores a visualização (comentada com “gosto”) e a partilha do vídeo, que se encontra no canal do youtube “eSkills for Jobs YouTube channel”.

Quantos mais “gostos”, mais hipóteses terá a SPMS de ganhar este concurso.

Os vencedores serão divulgados e premiados durante a Conferência de Alto Nível eSkills da Presidência Luxemburguesa do Conselho da UE, que irá realizar-se no próximo dia 14 de dezembro, no Luxemburgo.

 

Tomé Vardasca, Rita Mendes, António Câmara e Pedro Moreira

bottom of page