top of page

A terceira Students Sessions SPMS contou com sete alunos/investigadores. Na sessão, que decorreu a 11 de novembro, a discussão metodológica ficou a cargo de Paula Lopes que falou dos métodos associados à definição de requisitos para a área de desenvolvimento de software. Na apresentação, Paula Lopes destacou a importância de compreender os requisitos funcionais, de qualidade, de desenho e de processo como fatores determinantes para o sucesso no desenvolvimento dos projetos software.

No contexto de aprendizagem, a aluna destacou o estágio académico na SPMS e os contributos que estas metodologias lhe têm proporcionado, nomeadamente através da sua participação no projeto SICO mobile.

 

A doutoranda Ana Rute Costa apresentou, a partir do Porto, uma análise do artigo científico “Twenty five year follow-up for breast cancer incidence and mortality of the Canadian National Breast Screening Study: randomised screening trial”.

A investigadora destacou a eficácia do rastreio de cancro da mama na diminuição da incidência e mortalidade por cancro, evidenciando vantagens e desvantagens associadas aos rastreios.

3.ª Student Sessions
3.ª Technical Innovation Session SPMS (TIS2)

“Business Analytics” foi a temática abordada na Technical Innovation SPMS Session (TIS2), realizada a 06 de novembro, na sala IR – INNOVATION & RESEARCH. A sessão foi dinamizada pelos engenheiros Luís Brandão e Marta Cannas Sousa que falaram dos seus conhecimentos e experiências que têm desenvolvido no contexto da consultoria, no âmbito dos sistemas de informação analíticos da saúde. Os oradores abordaram projetos de inovação e casos de estudo nas áreas da monitorização de doentes crónicos e pluri-patológicos, assim como soluções integradas para os contextos hospitalares, nomeadamente nas unidades de cuidados intensivos.

 

Partilhamos a apresentação realizada nesta sessão TIS2, aqui.

Atualidade
Notícias SPMS
4.ª Expert Interview Session

O Eng.º Pedro Silva Dias foi o convidado da 4.ª Expert Interview Session, na manhã de 10 de novembro, na sala IR – Innovation & Research. Numa conversa informal, o Presidente da AMA abordou a temática da inovação e a sua importância no processo de modernização administrativa.

Pedro Silva Dias sublinhou a necessidade de existir uma lógica orientada para a ação, dotada de resiliência e de capacidade evolutiva. Ao longo da sessão, evidenciou-se a inovação como uma solução de “fazer mais e melhor, de forma mais eficiente, com maior qualidade e menos erros”.

eSkills for Jobs 2015

Incentivamos todos os colaboradores, familiares e amigos a contribuírem para a divulgação e visibilidade do vídeo Plataforma de Dados da Saúde - Portal do Utente, através do link: “eSkills for Jobs YouTube channel”.

 

Para obter o máximo de “gostos” e partilhas do vídeo, subjacente à candidatura da SPMS à iniciativa “eSkills for Jobs 2015” - categoria “Cidadania Digital”, precisamos do apoio de todos.

Quantos mais gostos e partilhas do vídeo, mais hipóteses terá a SPMS de ganhar o concurso.

Prémio “Projeto Excelência 2015 – SIGAS SPMS”

A SPMS ganhou o Prémio “Projeto Excelência 2015”, no âmbito da IX Conferência PMI Portugal Chapter, com o projeto “SIGAS - Sistema Integrado de Gestão de Aquisições da Saúde”, entregue a 05 de novembro, em Lisboa.

 

O projeto, desenvolvido pela SPMS desde 2014, culminou na entrega do prémio, na Conferência anual do PMI, organização de referência dos profissionais da Gestão de Projetos e responsável pela normalização e certificação de práticas e conhecimentos, na área da Engenharia e da Gestão. Alinhado por políticas de sustentabilidade, segurança e integração, o SIGAS tem como objetivo a desmaterialização de procedimentos, tornando mais eficiente e transparente a tramitação do processo aquisitivo por via eletrónica, segundo o Código de Contratos Públicos (CCP).

Artur Trindade Mimoso, vogal executivo da SPMS, e representante do PMI Portugal

 

Nesta visão, foram distinguidas formas de inovação incremental de outras formas de inovar mais disruptivas, ambas consideradas agentes de mudança e criadoras de valor.

Segundo o presidente da AMA são três os elementos essenciais à inovação:

  1. existência de condições prévias associadas ao clima organizacional;

  2. pessoas motivadas, criativas e curiosas;

  3. fatores associados a incentivos externos (podendo ser, entre outros, políticos, estratégicos e recursos financeiros).

Afirmando que a inovação na área da saúde se deve alinhar com a promoção da inovação noutros setores, Pedro Silva Dias destacou, ainda, algumas ideias-chave:

   - criar uma agenda de inovação holística, ou seja, onde toda a organização se reveja (bottom-up);

   - alinhamento entre os objetivos estratégicos e frameworks normativos e legais dos recursos humanos, com valorização da criatividade.

Disponibilizamos, também, a entrevista da anterior Expert Interview Session, com o convidado António Câmara, fundador da YDreams e professor da UNL, realizada no dia 03 de novembro.

bottom of page