top of page
3.ª Technical Innovation SPMS Session (TIS2)

Ricardo Martinho, professor do Instituto Politécnico de Leiria, foi o convidado da 3.ª Technical Innovation SPMS Session (TIS2), que decorreu na tarde de 13 de novembro, no Porto.

Sob o tema das aplicações em ambiente desktop e mobile, o Professor evidenciou as principais características associadas 

ao desenvolvimento de aplicações e arquiteturas mais

utilizadas, usando dois exemplos:

 

   1. A aplicação desktop “WinCaprini”, uma calculadora de

   risco de tromboembolismo, complementada com

   recomendações relativas ao regime de profilaxia a adotar.

 

   2. A aplicação mobile “offline-first” , um estudo de caso

   relacionado com os registos de uma unidade móvel

   de saúde.

Atualidade
Notícias SPMS
5.ª Expert Interview Session

Joaquim Cunha foi o convidado da 5.ª Expert Interview Session, realizada no passado dia 17 de novembro.

O diretor executivo do Health Cluster Portugal dinamizou uma sessão sobre competitividade em saúde, salientado o papel da tecnologia ao serviço da saúde e reforçando a importância da cooperação intranacional e da consolidação da competitividade internacional.

O convidado, ao longo da sessão, explicou as novas abordagens de cooperação interna para potenciar a competitividade de Portugal no estrangeiro, permitindo que o país se assuma como uma referência na prestação de cuidados de saúde.

Votação na PDS até 30 de novembro - eSkills for Jobs 2015

Está a decorrer o período de votação do concurso europeu “eSkills for Jobs 2015” a que a SPMS concorre com a Plataforma de Dados da Saúde – Portal do Utente. Ganhará quem reunir mais “gostos” através do link: “eSkills for Jobs YouTube channel”.

 

O seu voto faz a diferença e este poderá ser mais um prémio para a PDS. Divulgue e volte até dia 30!

PDS recebeu prémio europeu “Best Practice

A SPMS arrecadou um galardão para a PDS em Maastricht, no European Public Sector Award “EPSA” 2015, evento realizado entre 17 e 18 de novembro.

 

Sob a temática “O setor público como parceiro para uma sociedade melhor”, a EPSA reconheceu 64 projetos, como os melhores dos 266 submetidos por 36 países. Projetos tecnológicos que encontraram abordagens inovadoras, adotaram “boas práticas” para diferentes desafios e estão na vanguarda da Administração Pública da União Europeia.

A EPSA premiou os projetos que demonstraram resultados relevantes, com impacto significativo para incrementar a qualidade de vida dos cidadãos e, como tal, para uma sociedade melhor, como é o caso da PDS.

 

A PDS recebeu o prémio “Best Practice”, na categoria European/Nacional/Regional Administrative Level - New Services Delivery Approaches.

Resultante deste reconhecimento, a SPMS irá integrar uma rede europeia de excelência, no âmbito do setor público, onde poderá comparar e partilhar conhecimentos sobre aplicações e softwares.

Este ano, o projeto PDS já tinha sido distinguido com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o prémio tic.gov.pt

4.ª Student Session SPMS

Com o objetivo de conhecer e partilhar a experiência portuguesa no domínio da interoperabilidade semântica, e no âmbito das terminologias clínicas, a SPMS recebeu uma comitiva de noruegueses no dia 18 de novembro.

Estas iniciativas de intercâmbio permitem promover a cooperação europeia no domínio da interoperabilidade, consolidar diálogos e práticas clínicas comuns, bem como dar a conhecer projetos implementados e em desenvolvimento.

A Comitiva manifestou grande interesse no trabalho desenvolvido pela SPMS nesta matéria  e considerou que Portugal está na vanguarda da interoperabilidade semântica.

Comitiva de noruegueses visita SPMS
Reunião de apresentação do eBoletim

O projeto eBoletim foi apresentado na sala IR, no dia 19 de novembro. Arlete Monteiro, coordenadora do projeto, destacou as principais vantagens e funcionalidades do eBoletim, versão digital do Boletim Infantil e Juvenil (dos 0 aos 18 anos).

Disponibilizado na PDS, através do Portal do Utente e do Portal do Profissional, o eBoletim permite melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e os familiares das crianças e jovens.

Num debate estimulante sobre Inovação e competitividade, o diretor do Health Cluster Portugal referiu que é necessário motivar e preparar os profissionais para a produção de conhecimento científico, através do alinhamento estratégico, entre a academia e a indústria.

Joaquim Cunha definiu inovação “como algo que não é só novo, mas a que é reconhecido valor”.

Realizou-se em Lisboa a 4.ª Student Session, a 18 de novembro, com transmissão para o Porto. Dos alunos que estão a desenvolver trabalhos académicos com a SPMS, foi a vez de Sara Dias e de Sara Hogan Silva apresentarem os seus projetos.

A frequentar a especialidade de Medicina em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública, Sara Dias desenvolveu um estudo sobre a avaliação da visão das crianças nos cuidados de saúde primários, de forma a perceber como é feita a avaliação da visão nas crianças até aos 10 anos para que, através da análise dos registos, se possa melhorar a capacidade de rastrear ou corrigir situações facilmente identificáveis com a avaliação da acuidade visual.

Aluna do mestrado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa, Sara Hogan Silva analisa a perceção que os utilizadores têm da PDS - Plataforma de Dados da Saúde.

Ana Rute Costa acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos a partir da FMUP – Faculdade Medicina da Universidade do Porto.

bottom of page