top of page
Entrevista
Manuel Figueiral

CODEGOM: A governance model for clinical ontologies” é a temática da tese

desenvolvida por Manuel Figueiral, no âmbito do Ciclo de Estudos Integrados do

Mestrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico.

 

O CODEGOM, um modelo de governação para o desenvolvimento e manutenção

de ontologias clínicas, parte de dois pressupostos: a existência de um Centro de Ontologias Clínicas (COC) e de um grupo de especialistas, com todas as competências necessárias ao desenvolvimento e suporte de uma ontologia clínica.

 

Com acompanhamento direto de Anabela Santos, médica que faz parte da equipa de Interoperabilidade Semântica da SPMS, e sob a orientação do Prof. Mário Gaspar da Silva, o trabalho integrou áreas do conhecimento como Gestão de Projeto, Engenharia de Software e Engenharia das Ontologias.

 

A dissertação apresentou um modelo de desenvolvimento genérico e customizável de uma ontologia clínica, evidenciando a importância das listas de recursos e de verificação de qualidade, propondo uma monitorização contínua do processo de levantamento de requisitos, assim como das listas de verificação de qualidade definidas para cada etapa.

 

A partir de um levantamento dos modelos de governação das principais terminologias e classificações clínicas internacionais, permitiu situar aquelas que são geridas no Serviço Nacional de Saúde e posicionar o Centro de Terminologias Clínicas em Portugal (CTC.PT) como o COC Português.

bottom of page