top of page

Página Inicial > Innovation & Research > Atualidade

Innovation & Research
7.ª Expert Interview Session

No decorrer da entrevista, realizada no passado dia 10, o

Dr. Holger Storf falou-nos da sua experiência em dois projetos distintos: OSSE e ZIPSE.

Holger Storf é doutorado em Informática Médica desde 2013. Trabalhou no Instituto Fraunhofer, em Engenharia de Software Experimental (IESE), como membro da Gestão de Dados e Tecnologias do Departamento Ambiental. Esteve envolvido no projeto OSSE, um sistema aberto no registo das doenças raras e, atualmente, coordena o portal ZIPSE.

O projeto OSSE (Open Source Software Engineering), segundo Holger Storf, permite às organizações de doentes, médicos, cientistas e outras entidades interessadas, aceder a um software de registo de doentes de código aberto.

Atualidade
6.ª Technical Innovation Session SPMS (TIS2)

Loureço Jardim Oliveira apresentou a startup Line Health, em representação de Diogo Ortega, criador e diretor desta recente empresa.

A Line Health é uma empresa que atua na área da saúde digital. Desenvolveu uma solução única e inovadora para a adesão à terapêutica, essencial no tratamento de doenças crónicas.

Nesta sessão de uma hora, Lourenço Jardim Oliveira, Business Developer da Line Health, apresentou o blíster de arrumação dos medicamentos, bem como o dispositivo eletrónico associado à sua utilização. A junção destes dois produtos, sob a forma de dispensador inteligente de medicamentos, permite fazer uma gestão, à distância, das tomas dos comprimidos, em função de uma programação estabelecida caso a caso.

Cumprindo vários standards de qualidade e recomendações europeias relativas à proteção de dados, são armazenados e registados em redes de investigação.

A interoperabilidade alcançada permite que cada cidadão preserve a soberania dos seus registos a nível nacional e internacional, salvaguardando os requisitos da proteção de dados.

O ZIPSE é um portal de informação que visa a partilha de conhecimento científico específico sobre doenças raras.

Holger Storf referiu que, a partir de um acesso web, é possível partilhar com doentes, familiares, prestadores de cuidados, médicos, terapeutas, enfermeiros e outros interessados, diversa informação sobre doenças raras, pretendendo-se, desta forma, assegurar a qualidade dessa informação, disponibilizada online e contribuindo para o diagnóstico, definição de terapia, planos de autoajuda e identificação dos serviços públicos existentes, de acordo com os critérios específicos envolvidos na procura.

Assim, a partir do carregamento da informação de cada doente é possível acionar alarmes, que funcionam como lembretes. Por outro lado, é possível controlar o descarregamento de cada blíster, permitindo uma monitorização, à distância, da medicação e a articulação com outros softwares de farmácias, hospitais ou clínicas.

Em expansão para o mercado norte-americano, onde Diogo Ortega se encontra atualmente, esta é uma ideia inovadora que possibilita reduzir a troca ou a ingestão errada de medicamentos, e acompanhar a adesão dos modelos de prescrição.

 

Disponibilizamos a apresentação feita durante a sessão: Line Health.

bottom of page