top of page
Sistemas de
Informação

Página Inicial > Sistemas de Informação

Expand

A SPMS representa Portugal em vários projetos de colaboração transfronteiriça, a nível europeu, de que se destacam: epSOS, e-SENS, Trillium Bridge, VALUE eHealth, eSTANDARDS, eHealth Network – Joint Action, IOP - Portuguese National Broker, entre outros.

No contexto do Expand, projeto coordenado pela SPMS, muito trabalho foi desenvolvido entre os Estados-Membros, nomeadamente reuniões, workshops e conferências. Para assinalar o fim do Expand, apresentamos algumas notícias e imagens de dois anos de intenso trabalho.

  • 17 e 18 de março – “EHTEL - ELO-Meeting” at E-TERVIS, Tallinn, Estónia

 

  • 12 a 14 maio - Portugal presente no "eHealth Forum 2014"

A SPMS participou no "eHealth Forum 2014", realizado entre 12 e 14 de maio, em Atenas. A representação portuguesa integrou a discussão de diferentes projetos em que está envolvida, no âmbito do desenvolvimento dos sistemas de tecnologias de informação e comunicação: eHealtNetwork; TrilliumBridge; epSOS; OpenNCP Community; EXPAND.

O "eHealth Forum 2014" teve como objetivo apresentar os resultados das principais iniciativas em curso, relacionadas com serviços de saúde e tecnologias de informação e comunicação de suporte.

 

  • 15 de maio – 1º Workshop Expand: “Towards an EXPAND Assessment Model

for eHealth Interoperability Assets”, Atenas, Grécia

A SPMS realizou em Atenas, a 15 de maio, o 1.º Workshop do projeto EXPAND, em

colaboração direta com os parceiros do projeto da Universidade de Tessalónica e

do EuroRec. Este evento contou com a presença de 43 participantes, representantes

de 18 projetos europeus na área da interoperabilidade, e um representante da CE.

 

  • 3 setembro – “EHTEL - ELO-Meeting at TicSalut eHealth”, Barcelona, Espanha

 

  • Setembro – A SPMS torna-se a entidade nacional responsável pela eHealth Network.

 

  • 15 de outubro – “eHealth Technical Interoperability Workshop”, Tróia, Portugal

 

  • 3 de novembro – EXPAND Workshop: “eHealth Interoperability Assets for prioritized cross border use cases and beyond”, Bruxelas

  • Portugal coordena projeto europeu EXPAND

Portugal, através da SPMS, EPE, tem, desde o dia 1 janeiro, a responsabilidade de coordenação do EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services).

Expandir os recursos da estrutura de informação disponíveis e agir como um catalisador para a sua utilização real pelos Estados-Membros é o principal desafio do projeto. O foco inicial do EXPAND pretende garantir os serviços epSOS, ou serviços similares de outros projetos-piloto, até ao lançamento do Connecting Europe Facilities (CEF).

O EXPAND foca-se em demonstrar a expansibilidade e escalabilidade, bem como o potencial de implantação acelerada através da reutilização de ativos eHealth, criados por projetos europeus.

2014
  •   28 de janeiro – Workshop em Bruxelas sobre Sistemas de

Informação de Saúde transfronteiriços

A SPMS organizou um workshop em Bruxelas, no dia 28 de janeiro,

sob o tema“Multi-Stakeholder Engagement Workshop”.

Como entidade coordenadora da rede temática EXPAND (Expanding

Health Data Interoperability Services) e, no âmbito da sua

competência como autoridade nacional para eHealth, a SPMS

promoveu um workshop à escala europeia, na semana em que a

Bélgica foi palco de diversas iniciativas sobre Interoperabilidade.

O evento contou com a participação de cerca de 75 peritos, em

matéria de interoperabilidade, representados por mais de 50

organizações europeias.

A reunião pretendeu dar a conhecer o trabalho desenvolvido no último ano, pelo EXPAND, bem como consciencializar os stakeholders sobre os diversos projetos europeus em curso, alinhados com as políticas estratégicas e de governação da EU para a interoperabilidade dos serviços de saúde em linha transfronteiriços, nomeadamente eHealth Network e Connecting Europe Facility (CEF).

2015

Organizado pela SPMS, em parceria com a Comissão Europeia, “Lisbon eHealth week” foi o último evento do Expand, projeto liderado por Henrique Martins, que decorreu entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015.

O Centro de Reuniões na FIL-Expo recebeu representantes de 27 Estados-Membros que durante três dias, de 9 a 11 de dezembro, impulsionaram o debate, a partilha de resultados e conhecimentos sobre interoperabilidade em serviços de saúde transfronteiriços. Estiveram presentes mais de 150 participantes, em representação das autoridades nacionais dos Estados-Membros, Centros de Competência, Comissão Europeia, Indústria TIC, profissionais de saúde e cidadãos. Em paralelo, durante os três dias, decorreu o evento técnico EXPANDathon, organizado em colaboração com o IHE-Europe no qual representantes de 9 países e da Comissão Europeia efetuaram com sucesso testes de interoperabilidade de sistemas Patient Summary e ePrescription/eDispensation.

Na sequência do trabalho de “Expandability” realizado pelo EXPAND, decorreu um workshop temático sobre European Reference Networks.

Enquadrado com políticas estratégicas e de governação da UE para a interoperabilidade dos serviços de saúde transfronteiriços, nomeadamente do eHealth Network, da Diretiva de Cuidados de Saúde Transfronteiriços (Diretiva 2011/24/EU) e do CEF – Connecting Europe Facility, o Expand tem feito “a ponte” entre um conjunto de soluções eHealth desenvolvidas noutros projetos-piloto de larga escala.

Expand Final Event

O grande desafio desta rede temática tem sido consolidar e disponibilizar informações concretas para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, garantindo, assim, uma maior segurança na prestação de cuidados de saúde, através da partilha de dados clínicos, suportados em requisitos técnicos, semânticos, organizacionais e legais, previamente definidos.

O EXPAND chega ao fim, mas a implementação dos serviços de saúde transfronteiriços irá continuar.

“É necessário informar todos os cidadãos sobre estes serviços. Existe a necessidade do Patient Summary (Resumo Clínico), mas será que as pessoas sabem que têm essa necessidade?”, um exemplo destacado por Henrique Martins, servindo de mote para que o trabalho do EXPAND tenha continuidade.

Trabalhámos imenso e superou as expetativas”, foi o feedback final do “Lisbon eHealth week”.

 

  •   22 de abril – SPMS promoveu cooperação junto das comunidades portuguesas residentes no Luxemburgo

A SPMS esteve presente no Luxemburgo, a 22 de abril, onde decorreu um encontro destinado a promover a participação das comunidades portuguesas nas iniciativas de serviços de cuidados fronteiriços, previstas no acordo de cooperação em iniciativas eHealth, assinado recentemente com a Agence Santé.

O protocolo, assinado a 09 de abril, permite a partilha de dados de saúde entre os dois países, possível através do Portal Internacional que integra a PDS (Plataforma de Dados de Saúde). Este acordo visa, igualmente, proteger os cidadãos portugueses residentes no Luxemburgo, promovendo uma maior segurança no atendimento dos doentes através da partilha de dados assente em condições técnicas, legais previamente definidas.

 

  •  11 a 13 de maio – EXPAND presente na "eHealth week 2015", em Riga

A SPMS participou na “eHealth week 2015”, entre 11 e 13 de maio, em Riga – Letónia. No decorrer da semana realizou-se um conjunto de atividades que abrangeram dois eventos: a conferência eHealth, organizada pelo Ministério da Saúde da Letónia e da Presidência do Conselho da União Europeia e o “World of eHealth IT Conference & Exhibition”, organizado pela HIMSS Europa, em conjunto com a Comissão Europeia.

 

  •    20 a 21 de outubro – Apresentação de projetos europeus no maior evento de

tecnologias de informação, no Centro de Congressos de Lisboa

A SPMS marcou presença no ICT 2015 com os projetos europeus Expand e e-SENS

(Electronic Simples European Network Services).

Foi feita uma demonstração live do piloto do projeto e-SENS, no âmbito da saúde.

Este projeto foi apresentado ao público em stayboard e permitiu explicar

detalhadamente um building block do eID (Electronic Identification).

bottom of page